-A+Asegunda-feira, 7 de maio de 2012

Avatar

Narrador de uma sessão só

Yoh!

Bom dia a todos.

Li o post do lucao8000 sobre o famigerado suja-fichas e venho lhes apresentar um outro sujeito bastante interessante que povoa algumas mesas de jogo, o narrador-de-uma-sessão-só.

Este ser pode ser identificado pela frequência de aventuras começadas e nunca terminadas e então vocês dirão: “Mas ele deve narrar apenas one-shots” ou coisa parecida, ledo engano. O NDUSS é aquele que prepara uma grande aventura, algo como 10 a 12 sessões mais ou menos, apresenta um prologo decente, incentiva um background rebuscado dos personagens de seus jogadores e narra UMA ÚNICA F****** VEZ!!! (desculpem o dissabor momentâneo).

Não tenho nenhuma negativa a respeito do sujeito no quesito preparação mas, depois de tamanha preparação e a expectativa criada, é no mínimo desconfortavel saber que o trabalho que você, como jogador, teve em preparar tudo e o narrador narra a malfadada aventura apenas uma vez.
“Ele pode ser muito criativo/ despreparado em continuidade/ fã de filmes chineses B do final da época de 70 e por isso ele ainda não 'manja dos esquemas de seguir adiante' né...”. Minhas observações indicam que, o NDUSS é uma grande antena que capta muita coisa, mas sem filtro e cada vez que vê uma luzinha brilhante diferente, ou uma ideia ousada, ou se ele viu um comercial bem bolado na TV, acredite, o NDUSS já estará preparando uma campanha sobre aquilo em sua mente, mas na pratica, após a primeira sessão, a adrenalina cessa e ele vai buscar algo mais interessante para narrar, e assim sucessivamente...
“E a cura para esse mal de algumas mesas? Existe?” perguntam vocês, homens de pô-o-café. Sim, para a maioria das situações que ocorrem dentro de um grupo regular de rpg um bom exemplo basta, logo, mostrem ao sujeito o que é uma one-shot e o que é uma campanha (não precisa se estender por anos a fio, mas vocês é que sabem...) e com uma boa orientação nesse sentido, teremos mais jogadores satisfeitos e narradores capacitados nesta grande 'arte' que é contar histórias.
Sinceramente convenhamos, ninguém nasce sabendo das coisas, e nem por isso precisamos aprender tudo sozinhos.

Bom, fico por aqui. Até o próximo post.
Matta ne!