• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aterça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Avatar

Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?


Trazendo uma nova série de postagens de um assunto popular, mas não muito explorado, o temível APOCALIPSE.

Nesta série eu (Sly) escreverei sobre vários aspectos deste tipo de aventura explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes. Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

Aceitamos sugestões. ^^


1# - Será o fim ou apenas um recomeço?

Sobrevivi

____________________________________________________________________________________________
Adam acorda na penumbra, seus ouvidos latejam num zumbido constante, sua perna parece estar presa por uma estante muito pesada. Podem-se ouvir gritos ecoando nas ruas. O cômodo parece estar sendo dominado por fumaça, um cheiro desconhecido invade seus pulmões e sua mente é tomada pelo pânico.
Vasculhando seus bolsos ele encontra algumas moedas e seu molho de chaves com um cortador de unhas preso a ele.
____________________________________________________________________________________________


O fim do mundo, esperado ou não é sempre um problema. A reação mais comum é procurar auxilio, a sociedade moderna te ensinou a precisar dos outros. Os amigos, vizinhos e familiares são sempre os primeiros na sua mente. Porém, procura-los pode não ser a melhor opção.
A morte agora domina e o instinto de sobrevivência pode enlouquecer o mais são dos homens.

Sobreviver dificilmente será o fim dos seus problemas, permanecer vivo é o seu próximo desafio.




Evite o “extrajogo”, seu personagem nem sempre é um militar treinado e muitas vezes não estava preparado para a situação em que foi colocado.

Eu e minha mochila


____________________________________________________________________________________________
Depois de algum esforço, já ofegante e abeira de um desmaio Adam abre a porta do aposento e se vê no corredor de sua casa em chamas.

Seu perambular desesperado o leva a cozinha, as ultimas predições noticiadas parecem ter se concretizado antes que ele pudesse se proteger. Os armários da dispensam estão entrando em chamas. Salvar a comida parece sensato.

____________________________________________________________________________________________

Uma checagem rápida para coleta de suprimento é indispensável. Opte por alimentos não perecíveis e fáceis de carregar (enlatados, conservas, grãos e etc.) e tanta água quanto puder carregar.

Roupas devem ser preferivelmente justas, e resistentes que possam aquecê-lo quando necessário. Escolha calçados resistentes e confortáveis, o caminho será longo.

Sua proteção pessoal é um fator importante, busque objetos contundentes e/ou afiados de fácil manejo (facas, pés-de-cabra, bastões e etc.). Assim como qualquer arma em potencial.


Lembrando que mesmo fortemente armado um combate deve ser evitado.


Isqueiros, velas, lanternas, kits de primeiros socorros, cordas, combustíveis, inflamáveis, pilhas,  fósforos e medicamentos serão uteis assim como alguns objetos que improvisados podem ter a mesma utilidade (possíveis tochas, fios resistentes, aerossóis e etc.).

Reúna tudo que possa ser útil em uma bolsa, preferencialmente uma mochila e tenha certeza que ela se manterá intacta. Os itens que você carrega são agora sua vida.


Lembrando que poucas pessoas possuem itens de sobrevivência ou armas em casa ou até mesmo itens supostamente comuns para “alguns” mas pouco uteis para o dia-a-dia de outros.

Energia

Não é novidade que no caso de um apocalipse ou de destruição a níveis globais a energia elétrica e outros serviços ficaram escassos. A última hora com energia pode salvar sua vida.

Se ainda houver eletricidade, use-a. Recarregue baterias e reúna informações, mapas e qualquer coisa que possa ajuda-lo, torne-as tangíveis. Se não houver impressoras, desenhe. Se não houver papel, decore!

Transporte


____________________________________________________________________________________________
Carregando o que lhe restou em sua mochila, Adam corre para a garagem e a encontra vazia, pelo portão ele vê a destruição que atingiu sua cidade, muitos carros destruídos, inclusive o dele, bloqueiam as estradas num engarrafamento de destroços aparentemente sem fim.

Sem opção e vencido pelo incêndio ele parte em busca de abrigo.

____________________________________________________________________________________________

Um automóvel, independente da sua qualidade, agora vale ouro.
Combustível deve ser gasto com prudência, e não chamar atenção pode salvar sua vida, afinal, muitos fariam qualquer coisa por seu carro quando ele é o único do bairro funcionando, também um bom motivo para evitar motocicletas, pois proporcionam proteção mínima.

Alternativas menos chamativas e mais “baratas” podem ser adotadas quando se viaja sozinho e não se têm automóveis ou combustível disponível. Alguns exemplos são bicicletas, animais de montaria, skates e etc. Sem dispensar a opção de fazer seu caminho a pé.




Vale ressaltar que nem toda população sabe montar a cavalo ou andar de skate e alguns podem sequer saber dirigir.Também devemos considerar que poucas áreas urbanas teriam animais do porte de um cavalo disponíveis. Menos provável ainda, vivos e te esperando.

Mestre, prepare-se

Como em qualquer campanha, as atitudes dos jogadores são imprevisíveis. Tenha preparado de antemão tudo que o jogador pode encontrar em uma típica casa da região inclusive a dele próprio.

Crie um ambiente inicial “hostil” que mostre ao personagem a situação que ele se encontra.
Formule mapas da cidade e pontos importantes.

*   *   *   *   *

Com essa nova ideia, estreamos 2013. O que acharam deste tipo de abordagem?
Alguma ideia para outra série de posts semelhantes? Esquecemo-nos de algum detalhe?
Comente...

Até