
E ai galera do Gurps Hexágono, sou o novo autor do blog e venho aqui fazer meu primeiro Post =D
Espero que gostem.
Papel do Mestre
Primeiramente, temos que deixar bem claro o papel do Mestre.
Este jogador especial está lá não para ser deus ou para brincar de deus com
seus jogadores, mas sim para propor situações e “gerir” todo o mundo em que os
heróis da historia vivem, além de criar
tramas e obstáculos para os seus jogadores. Para deixar bem claro, o objetivo do Mestre não é ser o inimigo dos jogadores mas sim aquele que irá propor situações, desafios e uma boa trama que renderá horas de diversão junto com seus companheiros de mesa.
Sim, mas o que é necessário saber para começar a Mestrar?
- Qual será o cenário da aventura?
- Qual gênero os jogadores querem jogar?
- Será que eles querem uma campanha de terror? Uma aventura medieval?
- Quem sabe uma trama de espionagem no meio da guerra fria?
- Talvez, como já foi citado aqui no blog uma aventura com um tema especifico como o natal?
Por isso, se não souber o que os seus jogadores querem. Pergunte! A comunicação com os jogadores é essencial para que depois não se tenha uma tarde ou uma noite perdida e para se ter certeza que o objetivo de todos se divertirem será atingido
Não criem muitos objetivos fixos na historia ao qual o jogador obrigatoriamente terá que passar, pois ele pode simplesmente não se interessar e ignorá-lo, fazendo assim suas horas de trabalho naquele projeto terem sido perdidas, crie apenas uma linha geral para sua aventura, pois se lembre que você está contando com as mentes criativas de seus jogadores e a única coisa que você pode ter certeza é que eles não seguirão a risca o que você planejou.
Ahh... Eu vou obrigá-los a ir por onde eu quero e pronto!
NUNCA, em hipótese alguma dê ordens aos seus jogadores, pois você não é deus e muito menos inimigo deles. O principal papel do mestre é
proporcionar a diversão e ordená-los a seguir um caminho é justamente o
contrário disso. Lembre-se os personagens são dos JOGADORES e não do Mestre, logo, as decisões que eles irão tomar cabem somente a eles. A você cabe usar o bom senso e de forma imparcial ver as conseqüências dos seus atos.
Use o bom senso e seja justo pois, quando isso não acontece os jogadores tendem a se desinteressar rapidamente pela mesa.
Ao chegar lá os PCs resolvem ficar com o item para si e fugem. Sem dúvida nenhuma o mago contratará um novo grupo para ir atrás dos PCs, ou até ele mesmo.
Mas, o que eu posso fazer para torna a aventura mais interessante?
Eu recomendo que sempre explore os backgrounds dos jogadores, eles sempre deixam a aventura mais interessante e fornecem boas cenas para
interpretação dos personagens, além disso eu poderia sugerir que tente
equilibrar a historia com porrada e trama, pois excluindo um desses elementos a "mesa" só tem a perder.Quem nunca matou um dragão que aterrorizava uma vila e depois foi praticamente eleito pelo povo daquela vila ou quem sabe até mesmo pelo reino como um herói que por onde passava todos reconheciam?
Se eu tiver esquecido de algo ou tiverem mais dicas, estejam a vontade para comentar e acrescentar ^.^ Além disso gostaria que vocês leitores dessem sugestões de quais assuntos devemos abordar nos próximos posts.


