• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Adomingo, 28 de outubro de 2012

Avatar

Tirando o pó





E ai galera do GURPS Hexágono, hoje vou falar sobre um tema ao qual eu vejo muito pouco nos blogs, mas que pretende ajudar-lo, caro jogador ou Mestre que está há muito tempo sem jogar e quer voltar a se divertir como nos bons e velhos tempos.

Bem, vamos ao post.





Estou enferrujado

Bem, voltar a jogar e a se divertir é bem mais fácil do que começar do zero não é mesmo?! Eu recomendo, para aquele que está há muito tempo sem jogar, que primeiramente volte a ler sobre RPG, observe o que mudou nos últimos tempos, o que tem de novo e o que lhe agrada.

Você pode procurar nos seus antigos materiais, se você ainda os tiver, assim como procurar em novos lançamentos, o importante é que você encontre aquele sistema ou historia que mais lhe agrade. Após isso iremos a procura de uma mesa.

Uma dica que eu dou é que procure sistemas mais interpretativos do que focados em regras ou, se for o mestre, mude as regras para tornar o jogo ágil e mais interpretativo. Assim você conseguirá estimular mais sua criatividade e entrará em “forma”.

A procura

Eu acho importantíssimo para quem está voltando a jogar se encontrar com a galera que jogava afinal, jogar sozinho não é muito divertido. Conhecer gente nova sempre é uma boa opção, você pode se aventurar indo a um evento local de RPG, chamando a galera das antigas que quer voltar a jogar ou até mesmo incentivando novas pessoas a entrar no seu hobby e assim perpetuar o gosto pelo RPG nas novas gerações.

Bem encontrei minha galera porém eu sou o mestre e agora?


Bem, esse é um dos grandes problemas que vejo de quem está voltando a Mestrar, eles tem um certo receio de por estar enferrujado estragar a historia ou de estar com a criatividade totalmente enferrujada para construir um mundo do zero afinal, é bem difícil administrar todo um mundo.

Bem para quem ta voltando a Mestrar,eu sugiro que nada é melhor que uma oneshot, ele é fácil de Mestrar, quase sempre costuma sair como planejado por ser feita para durar uma sessão no máximo, aproxima o mestre dos jogadores fazendo com que conheça o gosto de cada um, é fácil de se encontrar uma aventura pronta na net para ser aplicada no dia desejado, estimula a improvisação do Mestre, além de que a aventura em si por ser um oneshot costuma abranger diversos gostos, assim garantindo com que a maioria das pessoas saiam satisfeitas no fim da sessão. Além disso, caso você tiver alguma duvida sobre Mestrar você pode pegar algumas dicas no meu ultimo post.

E eu jogador?

Bem, primeiramente, eu recomendo que converse com seu Mestre sobre qual sistema ele usará, é de extrema importância que você saiba o básico do sistema usado, você pode até mesmo pedir para ele fazer um resumo dos principais pontos do sistema e o que é essencial que você saiba para poder jogar sem maiores eventualidades, após isso vem a parte da interpretação.

Eu pessoalmente acho de extrema importância que os jogadores na mesa interajam e interpretem, então recomendo que você, quê está voltando, se lembre de ficar de olho na personalidade do seu personagem e tentar agir de acordo com ela, além de tentar aproveitar ao máximo a sessão para fazer contatos e quem sabe bons amigos que no futuro jogarão uma nova sessão com você.

Eu sou Old School e não quero mudar

Pois, saiba que os Old School ainda são muito bem cotados no mundo rpgista, os sistemas de 30 anos atrás ainda são muito utilizados, tais como, o GURPS 3ed, além do que, a forma de jogar quase nunca muda afinal, estamos falando de um jogo de criar historias e é até interessante que você que está querendo voltar volte com o que já sabe assim, já possui um sistema ao qual esta familiarizado e precisa apenas se lembrar dele ou encontrar pessoas para jogar e se divertir.

Bem, resumindo, para voltar a jogar é necessário apenas a força de vontade do mesmo e encontrar um grupo disposto a jogar. Então apenas lhe desejo uma boa sessão.

Espero que tenham gostado do post, eu peguei a ideia de escrevê-lo com base no pedido de um dos leitores do blog que me sugeriu que escrevesse sobre este assunto. Se tiverem algo a mais para sugerir estejam a vontade para pedir nos comentários ou pelo facebook do blog.

Até o próximo post .