Lembre-se daqueles dias que o grupo ou um jogador em particular resolver fazer as piores escolhas possíveis. Ou então se lembre daquele cara que a maioria das pessoas intitula como um jogador sem o mínimo do que chamamos bom senso, ou o: Sem Noção! É para estas situações que estou escrevendo este post! Para estabelecer um diálogo com os 1d6 leitores ativos do portal! Por isso fique a vontade em contribuir com ideias ou exemplos na seção dos comentários deste post.
Voltando novamente no assunto: para manter uma verossimilhança na aventura e no mundo que o mestre criou ele não pode passar a mão na cabeça do personagem se o jogador fez más escolhas durante a aventura. Não quero dizer com isso que você de cara tem que matar o personagem do Infeliz. Nada disso, matar o personagem serve para aqueles dias que o cara está azarado e só tira falhas criticas no dado ou então os monstros resolveram tirar sucessos decisivos um atrás do outro em cima do infeliz… e pode acreditar vai ter um dia que estas situações probabilísticas vão se juntar a estupidez do jogador… ai meu amigo não tem jeito… mata o personagem e manda fazer outra ficha… Ou então faz o grupo todo se mobilizar para ressuscitar o infeliz se a sua aventura comportar este tipo de coisa…
Simples, a toda ação corresponde uma reação.
Mas qual reação você me pergunta?
Qual o contexto das más escolhas… foi algo mais simples como “burrice” durante um combate? Deixe um personagem com uma cicatriz ou perda de um membro… quem sabe você até não anima em criar uma tabela à lá cicatriz de batalhas de Lobisomem o Apocalipse! Neste sentido, o resultado pode ser pior que a morte… por exemplo, na tabela que citei tinha o resultado 11 (Ah… bem! Tenho uma boa e uma má noticia. A boa notícia é que você se tornou mais resistente a seduções pelo sexo oposto… a má noticia e que você nunca mais poderá ter filhos… HAHHAHAHAHAHAH). Outra opção neste caso seria deixar um NPC que estava presente na luta morrer por causa das ações do personagem. Nesta segunda opção pode ser porque o personagem falhou em proteger o NPC ou porque o NPC se sacrificou para salvar o personagem. Neste momento alguns mestres vão protestar: mas eu não queria que aquele NPC morresse, ou não neste momento. Não se apegue aos NPCs desta forma… ou faça algo ainda mais dramático. Elimine o NPC de forma que os personagens não possam levar o corpo… depois você pode fazer o NPC voltar como um morto vivo (de preferência com consciência)!
Agora se as más ações do personagem não estão restritas ao combate e podem ter desdobramentos morais! Ai as punições precisam ser mais elaboradas e de acordo com a gravidade da situação. Primeiro pense como a sociedade em que personagem está inserida reagiria aos atos. Ele seria denunciado para as autoridades? Ele seria preso? Linchado? Seria exilado? Teria um julgamento? Seria condenado a morte? Seria posto uma recompensa pela sua cabeça? Tal recompensa seria maior se ele fosse trazido com vida?
E o restante do grupo? O que acha das ações do personagem? Eles concordam? Se eles não concordam o personagem poderia se redimir perante os companheiros de aventura? E perante a sociedade? Existiria algum ato que anularia o que o personagem fez?
Como podemos perceber existem várias formas de lidarmos com atitudes sem noção cometidas por jogadores… Sendo assim antes de matar o personagem pense nas possibilidades:
• Prisão;
• Julgamento;
• Prisão com trabalhos forçados;
• Prisão seguido de execução;
• Prisão seguido de Exílio;
• Uma vida de fugas tendo a cabeça a prêmio;
• Perda de um membro, ou uma cicatriz de batalha;
• Perda de itens mágicos;
• Morte de um NPC que acompanha o grupo;
• Morte do NPC e este volta como Morto-vivo inteligente ou um fantasma no futuro;
• Haverá alguma maneira do personagem se redimir?
Bem é isso, pessoal. Bom senso e boa sorte com seus PJs Chatos. Pois todo mestre tem um. =)
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