Uma das maiores satisfações de um Mestre ou de um
jogador, experiente ou não, é ter seu personagem lembrado por anos como um
personagem único e divertido que marcou a aventura na qual participou.
Criar personagens marcantes não é difícil, mas exige
dedicação e boa vontade.
Neste post minha intenção é alertar os menos experientes,
ou até os experientes que não tenham se interessado nesse tipo de personagem, a
detalhes importantes na criação do mesmo.
Características Únicas
Todo e qualquer personagem que marcou uma era ou
história, tanto em quadrinhos, livros ou aventuras possui características que o
representam e somente a ele. Algo semelhante a “ter estilo”.
Você mesmo se lembrar de personagens que marcaram alguma
fase da sua vida vai notar que eles poderiam ser identificados pela maioria por
uma pequena característica, tinham uma assinatura. Uma risada, uma forma, uma
roupa, um sotaque, um jeito diferente de dizer seu nome (Bond, James Bond).
Tente incorporar no seu personagem características que
pertençam somente a ele, imagine-o como uma pessoa comum, porém com seus
detalhes físicos e modos de agir que o dão personalidade.
História de Vida
Algo que marca profundamente um personagem é seu passado,
uma história triste ou engraçada que guiou seu personagem até o ponto em que
está pode influenciar o modo de agir de todos de seu grupo e por isso eles se
lembrarão dele.
Toda pessoa tem um passado e seus motivos pra fazer o que
faz como faz, o mesmo é válido para personagens que em primeira instância são
pessoas, fictícias sim, mas pessoas.
Imagine um motivo e uma história plausível e envolvente
que conecte as características de seu personagem, vantagens, perícias ou
desvantagens todas tem sua origem no passado.
Por que ele aprendeu isso, por que ele aprendeu aquilo?
Como ele perdeu aquela perna? Por que ele gagueja?
Crie uma trama por traz de sua ficha e dela surgirá também
o objetivo de vida do personagem, uma característica importante, mas
frequentemente esquecida.
Sim ele pode se aventurar por pura emoção, mas será que
não tem nada a perder?
Não tem família? Por quê?
Não tem laços que o prendam a
uma cidade ou a um grupo anterior de pessoas?
Se tiver, por que não está com
eles?
Use esse tipo de pergunta pra desenvolver sua história, o
Mestre será com certeza grato pelo esforço extra, e os personagens dos outros
jogadores lembrarão o seu com nostalgia.
Personagens que gostam de contar suas histórias ou as
tratam como um mistério são sempre lembrados pelo grupo.
Tenha consciência dos fatores emocionais do que diz ao
mostrar sua historia ao grupo (dentro do jogo), uma infância difícil pode não
ser um assunto divertido para uma noite na taverna e o assunto pode mudar o
humor de seu personagem com facilidade.
Pense nisso.
Personalidade Forte
Assim como uma característica única, já citada acima, a
personalidade do seu personagem pode identifica-lo para quem o conhece, uma
carta escrita por ele, por exemplo, de nada se assemelha a uma escrita por
outra pessoa.
Personalidades fortes e que confrontam com frequência o cenário,
os NPCs (personagens do Mestre) e até mesmo os outros PCs (personagens de
jogadores) definem seu personagem como individuo.
A partir de sua historia, desenvolvida no tópico acima,
você pode facilmente imaginar sua personalidade.
Um passado de sofrimento ou abandono pode gerar com
facilidade uma personalidade ranzinza e desligada emocionalmente, talvez até
solitária.
Imagine os traumas e complexos que o passado pode gerar
no modo de agir de seu personagem, assim como as boas lembranças e as
preferências dele até mesmo quando for escolher seu jantar, que no caso de um
passado pobre, por exemplo, poderia inclina-lo a pratos baratos e de má qualidade,
talvez por gosto, talvez por saudosismo.
Imagine.
Surpreenda
Um personagem com características tão marcantes não pode
ser um mero coadjuvante da história, ele inconscientemente se destaca. Quando
todos agirem de uma forma, talvez ele aja de outra.
Devido a sua teimosia talvez ou sua experiência ele pode
pensar de formas diferentes e agir em momentos inesperados, quantas vezes no
cinema você não se surpreendeu com alguma atitude que você não esperava?
Obs.: Não aja como
um insano somente para se “destacar” na aventura, um bom personagem que
surpreende não precisa ser inconsequente. Boas e uteis atitudes também surpreendem.
Contraste
Tudo o que já foi explicado aqui tem um grande objetivo
em comum, o contraste.
Personagens só são lembrados quando se destacam em meio
ao cenário por seu estilo, história de vida, personalidade, gostos ou qualquer
característica que o diferencie dos demais.
Quero enfatizar que o seu personagem ser diferente ou “estranho”
(dentro dos limites normais do cenário) é uma boa coisa e caracteriza um bom
personagem, tanto pra você quando interpreta-lo quanto para o Mestre e para os
outros jogadores quando interagirem com ele.
Exemplos de Personagens
Posso citar vários personagens que marcaram uma geração
ou uma história e são lembrados até hoje, mas serei breve.
Chapolin, com sua burrice heroica, afinal salvar pessoas
sendo o super-homem é fácil, mas e sendo uma pessoa comum de inteligência e força
física duvidosa?
James Bond, que tinha sempre uma surpresa na manga que surpreendia
até os mais imaginativos.
MacGyver, que dispensa apresentações, símbolo de
engenhosidade até hoje.
Robin Hood, que teve a coragem de lutar pelo que acreditava
mesmo sendo mal visto pela sociedade em que vivia.
Sherlock Holmes, que vivia “preso” em seu mundo intelectual e abdicava de todos os prazeres e pensamentos humanos em prol de sua profissão.
Espero que seus futuros personagens sejam lembrados por muitos e por muito tempo.
Se tiver algo a acrescentar, sugerir ou discutir fique a vontade e comente.
Se tem alguma sugestão para o próximo post, meu ou de um dos outros autores, por favor diga-nos. Seria de grande ajuda.
Até