• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Avatar

Personagens Gênios e Inventores

Gênios numa aventura


Pode ser que esses tipos de personagens atrapalhem a campanha caso o mestre da mesa não esteja preparado e logo é fácil descobrir porque, quando um personagem tem o atributo IQ:17+ é considerado um gênio com uma inteligencia absurda e que provavelmente estará acima do Qi do mestre e do jogador. Tendo isto em mente se o mestre passa um desafio intelectual e mesmo  o jogador não tenha nem ideia que exista um desafio ali, o personagem dele provavelmente saberia. E então o que fazer?

Alguns mestres pediriam um teste de iQ e dariam uma dica do tal desafio e isso em alguns casos poderia até funcionar,porém se pararmos para pensar tendo em vista que o personagem tenha inteligencia maior ou equivalente a do homem mais inteligente da Terra, logo na minha opinião se ninguém é mais inteligente que ele,ninguém conseguiria fazer um desafio intelectual capaz de ser impossível que ele resolva. Mas então como ficaria a situação do desafio ? O mestre deu uma dica, mas seguindo essa linha de raciocínio o personagem não descobriria facilmente ao invés de achar só uma pista?

É difícil resolver uma questão dessas de forma geral pois dependeria muito da situação, do local, do desafio enfim de diversos fatores.O método que eu usaria seria o teste de IQ e tentaria deixar tão fácil para o jogador quanto julgo que um personagem com aquele nível de IQ teria facilidade para passar por aquele desafio, porém ai surge outro problema se ao lado deste mesmo personagem estiver um outro com IQ 11 eu não posso facilitar para o jogador de IQ 17+ porque se não o outro jogador também vai sacar, e então o que fazer? 
Também é complicado resolver tal situação pois como eu já havia dito antes vai depender de N fatores para achar uma resposta (Sugestões de como nos comentários seriam legais).

Nesses casos é sempre legal antes de começar a aventura conversar com o mestre da mesa e discutirem brevemente sobre aspectos ou então avisar antes ao mestre que fará um personagem assim pois ai o mestre terá tempo e pensará numa aventura já contando com esse tipo de personagem. Agora sem mesmo assim surgir um problema como esse testes de IQ seriam uma saída, dar dicas após passar no teste.
E caso haja um personagem com um valor de IQ menor junto ao personagem gênio é legal estabelecer que para que ele diga ou faça ou diga algo que você julgue extra-jogo pelo fato do personagem dele não ter um intelecto suficiente para pensar naquilo, que ele role um teste de IQ com penalidades ou bônus de acordo com o que você ache adequado a situação, isso pode funcionar na maioria das situações.


Inventores
Os inventores também são personagens que muitas vezes não conseguem usar todo seu potencial [Como assim ,não entendi] e só pensar em um inventor numa campanha de nt muito baixa tipo 2 o jogador poderia inventar diversas coisas simples que nós conhecemos e que trariam muitas vantagens para o personagem,por exemplo a bicicleta ou a tesoura.

Com isso o personagem facilmente adquiriria riquezas e poder somente inventando coisas simples, agora se pensamos em uma campanha atual ou pior ainda futurista, as invenções do personagem estariam limitadas a imaginação do jogador e não a do personagem (que pode ter mais IQ do que o jogador ou até fantasia ou algo do gênero) então novamente vemos um caso difícil de resolver pois dependerá muito da campanha.
Logo fica claro que em campanhas com o Nt menor do que os da gente fica mais fácil inventar coisas porque podemos inventar coisas que já foram inventadas hoje agora em um futurista é muito difícil inventar algo porque tudo que conhecemos ou já foi inventado ou está sendo desenvolvido,nesses casos o legal é usar a imaginação e entrar em consenso com o mestre e tentar achar suas possibilidades de invenções.

Gostaram? Odiaram? seja qual for comentem ^^ críticas,elogios e sugestões são sempre bem vindos =D