• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Avatar
system system

Dungeons em Gurps

Eaew galera que curte o Gurpshexagono =D vamos ao post de hj?
                             
                                                D&D e GURPS

 Dungeons como todos sabem são muito conhecidas no famoso Dungeons and Drangons (são quase sinônimos), mas hoje vou tentar passar para vocês que é possível criar fantásticas dungeons em GURPS assim como no aclamado D&D.

   Uma das criticas que já ouvi de jogadores de D&D com GURPS foi ''Mas em GURPS os personagens são muito fracos e morrem atoa,quase não tem poderes, no D&D da para fazer personagens mais fantásticos e fantasiosos.'', a questão é que GURPS é um sistema feito, pelo menos em suas primeiras edições, para ser realista e principalmente genérico, e assim é.


Essa critica deve vir provavelmente porque jogaram um medieval comum com até alguns toques de fantasia mas não para ser super, o que depende. Para criar um personagem super forte no GURPS o que muda são simplesmente a quantidade de pontos e a liberdade que o Mestre dará aos jogadores para comprar vantagens, perícias e etc. Enfim, no GURPS também dá pra matar dragões, lançar bolas de fogo e etc; só é um pouco mais trabalhoso pois por ser feito para ser genérico a maioria das coisas tem de ser construídas.

  Podemos ver isso muito bem agora na 4º edição do GURPS, foram criados os modificadores (ampliações e limitações) onde podemos literalmente moldar Vantagens e poderes, como exemplo vou colocar umas adaptações de algumas raças de D&D para GURPS postadas a um tempo no forum:   Draconatos, Deva e Doppelganger. Agora vamos nos aventurar em uma dungeon em GURPS.



 É na caverna onde está o tesouro ! 
   Antes de se iniciar uma dungeon é preciso primeiro de um motivo para seus jogadores quererem entrar em uma caverna assombrada e que muitos dizem ser lar de um príncipe dragão.
Geralmente é ai que muitos mestres cometem os famosos clichês de que tem que matar o dragão dentro da caverna para salvar a princesa e  pegar o tesouro ou qualquer outra frase criada com esses motivos em outra ordem. Esta é a questão, muitas vezes o clichê não é legal, pelo menos na minha opinião.

Tente inovar, surpreenda seus jogadores impedindo que eles imaginem que ao entrarem na caverna vão ficar perdidos e no final matar um dragão para salvar a princesa. Uma idéia legal seria fazer com que entrassem na caverna e sem querer descobrissem tesouros que só vão aumentando conforme avançam, ficam perdidos, acham um dragão adormecido e atrás dele há um pergaminho, surpreendentemente conseguem pega-lo sem acordar o dragão, um deles lê o pergaminho e libertam o pior mago de toda história (seus jogadores ficariam surpersos não?)

O que você pode encontrar numa dungeon? 
  Já parou para pensar na quantidade de objetos, armadilhas, itens e até NPCs que você pode encontrar numa dungeon?
Quando paramos para pensar nos vem a mente uma infinidade de coisas, mas agora retire dessas coisas os clichês, =D logo percebe que não há tantas coisas assim né.
  Inovar é sempre legal, então porque não imaginamos coisas que nossos jogadores jamais pensariam encontrar naquele lugar?
Por exemplo um outro grupo de aventureiros procurando pelo mesmo tesouro na mesma caverna Oo [seja sincero você não tinha pensado nisso] outra boa idéia seria uma taverna dentro da caverna [uma taverna dentro de uma caverna? sim é] nossos heróis entram comem, bebem, dormem com belas mulheres e quando acordam se veêm em um lugar podre cheio de cadáveres, inclusive as mulheres com o qual dormiram. Inovando assim suas dungeons sempre serão lembradas e jamais serão repetitivas.

Dungeons em GURPS
 GURPS é um sistema fantástico e dá para se criar uma dungeon facilmente, nele há diversos livros complementares lançados, podemos ver alguns voltados para dungeons e fantasias e entre outros aqui mesmo no GurpsHexagono, mais precisamente no post de Sly ''Gurps Medieval Fantasia Existe''.
Para o GURPS, eu acharia mais interresante uma dungeon voltada para a inteligencia, com desafios de intelecto e não só porrada,em que o personagens tenham que ter bastantes perícias como Arrombamento e Sobrevivencia, além de vantagens como Noção do Perigo e etc.


   Armadilhas mágicas também são legais, que tal uma sala de espelhos que cria cópias mágicas dos personagens e o único jeito de vence-las é simplesmente não mostrando violência ou usando suas fraquezas contra você mesmo, enfim há um mundo de possibilidades basta você saber explorar a sua imaginação e usar tudo o que o GURPS lhe oferece. (Saia um pouco da dungeon porrada do D&D e venha para a dungeon estratatégia do GURPS só para variar, você não vai se arrepender)

Então foi isso gente dungeons em GURPS.

Caros leitores, comentem com sugestões, dicas e até criticas de posts pois estamos ficando sem idéia sobre o que postar ou o que vocês querem que postemos.
Obrigado desde já, atenciosamente GURPS Hexagono. =D