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Fable - Microsoft Games |
Algo que tem afastado jogadores de certos tipos de
aventuras são os clichês.
Aqueles momentos, ganchos, histórias e situações que todo
mundo já viu em algum lugar, e até mesmo em outra aventura do mesmo Mestre.
Vou tentar listar aqui algumas dicas pra fugir dos
clichês na hora de planejar sua aventura, e também de criar seu personagem, no
caso dos jogadores. Afinal, também existe personagem clichê.
Procure inspiração
Que muitos livros e filmes renderiam ótimas aventuras
todos já sabemos, mas copia-los também não é uma boa ideia, a menos é claro que
seja uma adaptação completa daquele cenário em questão.
Procure assistir, filmes, animes e ler livros menos
conhecidos do grande publico. Filmes independentes, por mais que a qualidade
cinematográfica seja inferior tendem a ser repletos de situações e enredos
inovadores. Sem efeitos especiais de Hollywood o filme se obriga a ter um bom
enredo.
Além é claro da grande chance de seus jogadores não
conhecerem, uma vantagem óbvia.
Não assista ou leia “apenas”, interaja com a história,
imagine novos desdobramentos pra elas, acompanhe tudo com “E se?”. E se o herói morresse antes? E se o vilão
tivesse um irmão pior que ele? E se o vilão era na verdade um dos heróis?
Gere a partir daquilo que já foi feito um novo enredo, um
enredo SEU.
Desenvolva até que a historia não seja mais a mesma,
ainda que baseada naquilo ela trará novos ares pra mesa e pode surpreender
muitos jogadores acostumados com o “feijão com arroz” dos RPGs.
Adapte com liberdade
Se você gosta de algum personagem ou história, por que
não mistura-los?
Um James Bond medieval poderia ser interessante não?
Imagine os equipamentos que ele possuiria.
Faça uma “sopa” de ideias, misture estilos, personagens e
tramas. Transporte-os pra um novo cenário, uma nova vida.
Novamente até que aquela história ou trama não seja mais
a mesma.
Enredos de um filme futurista podem muito bem ser
transportados para o passado, ou até mais ainda para o futuro.
Quando você vê uma história, inconscientemente espera e
adivinha alguns desdobramentos pra ela, que muitas vezes não se realizam. Bom,
é hora de usá-los não é.
Esqueça o que já viu
Ainda que você precise de inspiração, você não pode se
prender a ela.
Reúna na sua mente tudo que já viu em aventuras
anteriores, filmes que passaram no cinema, best-sellers, aventuras que marcaram
uma era e tudo que os jogadores conhecem a anos.
Agora esqueça, pelo menos enquanto criar suas histórias.
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Senhos dos Anéis - A Sociedade do Anel |
Não se prenda as raças conhecidas, nem ao clima mais
comum, esqueça como funcionam as sociedades, as religiões, a economia e os
costumes do que você já viu, guarde apenas a essência ou o “estilo” se quiser
mantê-lo.
Agora crie, lembre-se do que você imaginou nas dicas
anteriores, do que “você” criou e fermentou enquanto questionava as histórias
que conhecia.
Quando tudo estiver no papel, pense nos por quês.
Por que isso é assim?
Por que isso funciona dessa forma?
Por que isso aconteceu?
Por quê? Por quê? E Por quê?
Dos “por quês” surgirá toda SUA historia em volta da SUA
trama.
Conheça os Jogadores
Muito importante também é ouvir seus jogadores, afinal a
aventura também é deles.
Conheça o
background de cada personagem, e os “por quês”
deles também.
Discuta com os jogadores o estilo, a época, o nível de
similaridade com a nossa Terra e tecnologia e combine as suas criações com as
preferencias do grupo e, é claro, as suas.
Encaixe sua histórias nas histórias dos personagens e
entrelace-os na sua trama, evite leva-los a aventura com simples ordens de um
rei, pedidos de ajuda de damas indefesas, missões militares obrigatórias e etc.
Se sua trama for combinada com a história de todos os
personagens, você não precisará de um clichê para mantê-los no caminho. Eles
mesmos o farão.
O que também vale pros jogadores, converse com o resto do
grupo, combine personagens e cruze suas histórias.
Mas sem exageros.
Não se apoie na história de outro personagem, crie você a
sua. Seja sutil, uma pequena conexão já pode ser suficiente, terem nascido na
mesma cidade, por exemplo, já poderia bastar em alguns casos.
* * * * *
Bom, é isso ai. Espero ter ajudado ou no mínimo acrescentado
algo no seu processo criativo.
Lembrando que tudo acima vale, tando pros Mestres quanto pros Jogadores.
Boa campanha!
Disse algo errado? Esqueci-me de algo? Como você se livra
dos clichês? Algum já te incomodou muito? Por quê? Como você reagiu? Alguma
sugestão que adicione ao assunto?
Fique a vontade, comente.
Até