• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Avatar
system system

GURPS Medieval Fantasia Existe



O GURPS é famoso por seus milhares de livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais com magia contra vilões alienígenas. E por que não, o famoso Medieval Fantasia?
Quem não conhece GURPS ou quem não o vê com bons olhos desconhece suas infinitas possibilidades de campanha. Pense num tema, ou cenário e certamente encontrará um livro de GURPS adequado a ele.

Devido a fama de ser realista muitos pensam que GURPS não pode ser divertido, ou fantasioso como D&D. Sim, pode.
Na 3ed do GURPS haviam alguns livros que tratavam o assunto, como o GURPS Conan, porém o mais utilizado pro gênero e o mais famoso foi o GURPS Fantasy.
Nele alem de descritas raças, animais fantásticos e sugestões de classes (dicas para criar um personagem baseado nelas) possui a descrição de um cenário incrível, o mundo de Yrth.

Um cenário completíssimo com toda sua cultura, religião, história e costumes descritos detalhadamente no livro. Para os mais adoradores de fantasia, o cenário pode parecer um pouco próximo da realidade (mesmo possuindo magias e raças de fantasia que conhecemos as culturas e religiões de Yrth são muito parecidas com as da Terra), isso não é problema, você pode utilizar apenas as raças e sugestões do livro para jogar em qualquer outro cenário como muitos fazem. Com a facilidade que é adaptar outros cenários pra GURPS, você pode jogar no seu cenário preferido, seja de fantasia ou futurista sem ter de mudar de sistema.



Na 4ed a coisa evoluiu, foram lançadas séries de livros tratando do assunto. A principal é a série GURPS Dungeon Fantasy que já conta com 13 volumes, onde cada um descreve elementos para uma narrativa medieval de primeira, como raças, classes, monstros e etc. O mundo de Yrth agora é tratado no GURPS Banestorm (possivelmente um dos próximos lançamentos da Devir no Brasil) enquanto o novo GURPS Fantasy trata de campanhas de fantasia em geral. Já foram lançados vários outros com o tema, uma variedade que não se encontra em qualquer sistema.

Se você não conhece GURPS, essa é a hora. Os mestres e jogadores de GURPS estão crescendo incentivados pela quarta edição. Se você quer aprender e não tem ou não conhece um mestre de GURPS que more por perto, procure em programas de RPG Online, aprenda e passe pra seus amigos. GURPS é um sistema maravilhoso, tanto quanto os outros e não merece ficar de lado. Você pode comprar os dois livros básicos e aprender sozinho, não é difícil. GURPS pode ser simples como 3D&T, como pode ser tão complicado como o acusam de ser. Tudo depende do mestre, que escolhe as regras que quer usar em sua campanha, o livro não obriga a usar as regras, GURPS é um livro que sugere regras não as impõe.



Você tem algo a corrigir no post?
Você não gosta de GURPS? Diga-nos por que.
Quer aprender e não teve oportunidade? Fale conosco e tentaremos ajudar.
Comente.

Segue a lista de Livros lançados da série Dungeons Fantasy da 4ed:

  • GURPS Dungeon Fantasy 1: Adventurers 
  • GURPS Dungeon Fantasy 2: Dungeons 
  • GURPS Dungeon Fantasy 3: The Next Level 
  • GURPS Dungeon Fantasy 4: Sages 
  • GURPS Dungeon Fantasy 5: Allies 
  • GURPS Dungeon Fantasy 6: 40 Artifacts
  • GURPS Dungeon Fantasy 7: Clerics
  • GURPS Dungeon Fantasy 8: Treasure Tables
  • GURPS Dungeon Fantasy 9: Summoners
  • GURPS Dungeon Fantasy 10: Taverns 
  • GURPS Dungeon Fantasy 11: Power-Ups 
  • GURPS Dungeon Fantasy 12: Ninjas 
  • GURPS Dungeon Fantasy 13: Monsters 1

Até a próxima, e Feliz Natal adiantado.