• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aquinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Avatar system

Aventura de Natal



Bom dia pessoal,

É sempre bom aproveitar férias e feriados para reencontrar amigos e jogar o bom e  velho rpg de final de semana. E para os amigos que pretendem jogar nos dias vindouros, compartilho uma ideia que me veio à cabeça esta manhã.

Que tal começarmos este período de festas e novidades pensando em uma história de RPG, ambientada para o storyteller Changeling: O Despertar.



Para quem não sabe, Changeling é um rpg da linha Storyteller (WhiteWolf), que explora o sistema D10 e, como os demais games da editora, tem profunda ambientação com nosso mundo real. Neste jogo em específico, ao invés de Vampiros ou Lupinos, os jogadores interpretam seres humanos que nascem a partir da essência de fadas que escaparam de eventos catastróficos no Sonhar, o mundo etéreo da imaginação. E no Plano Material, as Fadas vivem a vida dos humanos, lutando contra o próprio embrutecimento de seu caráter lúdico, que seria seu fim, e contra os monstros advindos da imaginação que habitam o Sonhar.

Para esta trama, a ideia é jogar muita lenha na fogueira e queimar muito fostato, englobando todo o folclore desta data. A partir daí pensar uma aventura que misture personagens como duendes, grinch ou lendas tupiniqueins associadas ao evento (e, claro, até o próprio Papai Noel).

A ambientação pode beber de fontes sombrias, criando uma atmosfera nova para este tipo de imaginário. Mas também aventuras orquestradas dentre elementos mais fantasiosos e lúdicos podem dar ótimos resultados.

Uma ótima oportunidade para conhecer mais as origens desse mito/folclore tão capilarizado mundo afora, nas mais variadas culturas e até distintas formas de religiosidade.

Não se preocupem com sistemas. Vamos deixar a imaginação viajar!

Pensem em suas histórias. Comentem por aqui. As melhores histórias e personagens podem se transformar em um PDF lançado aqui no GurpsHexágono!