• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 26 de dezembro de 2011

system system

Como escolher o cenário de campanha?


A escolha de um cenário de campanha pode ser uma das partes mais interessantes ou  a mais difícil de um rpg. Por quê?

Isso vai depender do seu grupo, o mais normal é que escolha fantasia medieval,  esse gênero teve. Mas nem todos adoram caça orcs, matar dragões e salva princesas.


E o mestre tem que ter consciência disso quando for formar um grupo para jogar. Mas muitas vezes o grupo quer simplesmente mudar de ares, trocar de cenário, então o mestre pensa, o que escolher?


O mestre tem que saber o gosto dos jogadores, ou melhor, perguntar a eles que mundo usar ou convidá-los para ajudar na construção de um.

Muitos sistemas genéricos e principalmente o GURPS são perfeitos para serem aplicados a qualquer mundo, o GURPS tem mundos que vão desde fantasia medieval a ficção cientifica. Porém muitos mestres preferem criar o seu cenário, e é ai que vem aquela questão, como agradar a todos?

A dica que dou aos mestres é as adaptações de filmes como: Matrix, Resident Evil, Piratas do Caribe, Bastardos Inglórios, entre outros.

E também séries de TV como: Lost, Prison Break, Sobrenatural, O Mundo Perdido.  Além de quadrinhos, livros,  series animadas, e até letras de musicas.

Tudo vai depender do mestre e de até onde ele ousar ir. Uma outra coisa interessante a fazer, é unir historias, como usar o Matrix em uma versão medieval, nesse caso poderia ser usado outros planos para explicar aquelas viagens. Star Wars pode ser transferido para a época da pirataria, imagina  aqueles navios gigantescos, não lembram as naves de combate?

O GURPS, graças a suas regras genéricas, pode ser usado na construção de novos cenários, fora que tem dezenas de livros que também podem ser usados.

Alguns livros de GURPS para você usar nos cenários de sua campanha:

GURPS FANTASY:
Descreve um cenário de fantasia medieval, que se passa e um mundo fictício. Yrth é um mundo cheio de magia, monstros e muita aventura.










GURPS HORROR: Se você gosta de uma aventura onde o medo domina esse é o livro perfeito. Esse livro é baseado nos melhores livros e filmes de terror. 











GURPS CYBERPUNK: Este livro tem todo material necessário para se jogar ambiente Cyberpunk no sistema GURPS. De tão realista a sua primeira versão foi proibida pelo FBI.














GURPS ULTRA-TECH: Se você gosta de alta tecnologia, um futuro onde a ciência já atingiu um limite impressionante, armas de energia, teletransporte e outras coisas que só no futuro existiria.













GURPS ARTES MARCIAIS: Gosta de lutas orientais, quer interpretar um lutador de kung fu igual o dos filmes, esse é o livro certo para você.







GURPS PSIQUISMO: Esse suplemento trás dezenas de poderes, cenários fictícios, histórias paranormais. Para você usa em sua campanha.