• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Avatar
system system

Vida Fácil - Personagens "Carismáticos" + Notícias


Certos personagens têm níveis espetaculares de beleza, carisma e trato com as pessoas. O que os deixa simplesmente acima dos outros em certas situações.
No caso de GURPS quando um jogador resolve juntar um alto nível de Carisma, Aparência: Linda, uma boa Reputação, Voz Melodiosa e algumas perícias de influência seu personagem se torna um domador de seres vivos e faz todos a sua volta de escravos de seu encanto e beleza únicos, recebendo ajuda a todo tempo e comprando itens pela metade do preço.



Tentarei explicar como ter bom senso ao criar este tipo de personagem e como agir como Mestre quando um de seus jogadores faz um personagem deste gênero.


O Jogador

Você jogador, que querendo ter uma vida fácil e tranqüila, cercado de heróis sem precisar ser um, comprando o que quiser a baixos preços e obtendo respostas muito satisfatórias da maioria dos NPCs da aventura faz um personagem irresistível ao olhar de outros seres humanos. Você deveria pensar mais na aventura, que na facilidade dentro do jogo.
Evite estes tipos de características em excesso, pois tudo em excesso é mais nocivo que benéfico.

Não quero aqui dizer que não deve fazer este tipo de personagem, apenas que se não tiver uma boa história e um bom motivo para seu personagem ser assim, não o faça.
Lembre que personagens atrativos e encantadores atraem a atenção também de formas negativas e das pessoas erradas.

Você deve usar estes fatores para definir boas desvantagens que equilibrem seu personagem. Pense bem, sua personagem é uma linda mulher, encantadora, carismática e boa com as palavras, quantos reis, vilões e magos não se sentiriam atraídos por ela?
Ela não passa despercebida em lugar algum, e certamente figuras horrendas foram atraídas por sua beleza. Nem todos os seres de um mundo de jogo buscam seus objetivos de forma saudável.

Pense nos problemas que isso atrairá. Problemas como seqüestros, tentativas de domínio, casamentos forçados, perseguições e etc. O Mestre, sensato como sua posição o obriga a ser, deve prestar atenção nos pormenores e compor as conseqüências das características de seu personagem, e às vezes deve compor uma história por traz disso, coisa que o jogador deveria ter feito, mas poucos o fazem.

Não abuse de suas características procurando brechas no sistema e na aventura, RPG é diversão e não competição. Suas atitudes egoístas dentro do jogo podem fazer com que o Mestre chegue a um ponto em que escolhe prejudicar seu personagem para salvar a aventura (o que, diga-se de passagem, não deve ser feito jamais).

Imagine se todos os seus inimigos, Trolls, por exemplo, que não são atraídos por sua beleza, mirassem suas bofetadas em seu belo rosto. Certamente sua vida não seria mais tão fácil. Componha um personagem que possa se manter sozinho, busque equilíbrio neste sentido. Mesmo um personagem feito com falhas pode ser ajudado por seu grupo, mas um personagem que dependa unicamente dos outros morrerá facilmente quando sua característica encantadora não tiver valor nenhum, como no caso de inimigos de raças muito diferentes, ou não inteligentes.

O Mestre

Você Mestre que se depara com essa situação, acalme-se. Não seja tirano.
Componha, como já disse, uma boa trama por traz das belas formas da personagem, o que pode até ajudá-lo a criar uma aventura mais convincente.
O grupo ser perseguido por um Necromante caoticamente apaixonado pode se tornar uma ótima aventura.
Pense também na diversão, sua e de seus jogadores. A personagem ser forçada a se casar com um monstrengo verde pustulento, pode gerar horas de diversão para o grupo.

Use as questões sociais de seus personagens e seja coerente nas situações em que sua aparência ou carisma causam influencia, é divertido e garante que os pontos gastos pelo jogador tenha tido valor.

Uma trama, que envolve todo o grupo, traçada especificamente para um personagem não é privilégio do personagem carismático, mas pode e deve ser feita com todos.
Isso ajuda, e muito, a evitar os clichês e as aventuras que começam sem o menor motivo.
Mas ai, já é outro assunto.

Concorda? Discorda? Tem alguma sugestão sobre o tema?
Fique a vontade e comente.




Aviso

A partir desta semana começaremos a postar tópicos mais específicos, e com dias certos da semana.
Eu estou encarregado de falar sobre GURPS, terceira e quarta edição.
Todas as sextas-feira teremos um post meu voltado ao sistema. Quando completarmos a equipe eu posto o calendário semanal definitivo do blog.

Próximos Lançamentos de GURPS no Brasil

Na última página do "GURPS Módulo Básico: Campanhas" a Devir da a entender que os próximos lançamentos traduzidos serão, nesta ordem:

GURPS Magic
GURPS Banestorm
GURPS Space



Espero que seja verdade, e que não atrasem como fizeram com o módulo básico.

Download

Nosso leitor Black Adam pediu que eu postasse o link de algumas Planilhas editáveis do GURPS 4ed feitas por ele.
Pedido realizado.

Até semana que vem.