-A+Asexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Avatar

Desvantagens - A alma do seu personagem



Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.

Já vi vários jogadores reclamarem, por exemplo, das desvantagens de GURPS. Dizendo que são muito pesadas ou prejudiciais demais para o personagem (a grande maioria realmente é), isso só prova que desvantagens não tem o significado correto na cabeça de alguns jogadores até por que, desvantagens tem de trazer desvantagens para o personagem. Parece obvio, mas é fácil esquecer a lógica quando se espera que seu lindo e pomposo personagem seja perfeito em tudo.
Muitos deles subestimam o poder das desvantagens na interpretação do personagem. As desvantagens são a alma do personagem, sem elas seu personagem não tem vida.

Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las da forma correta, não que eu seja um mestre no assunto, mas sou fã de desvantagens desde que as conheci.


Escolhendo as Desvantagens

A principio quando escolher suas desvantagens tente se lembrar do conceito de seu personagem, sua historia, quem ele é? Por que é? Como chegou a isso? Pelo que ele passou até o presente momento? Onde ele cresceu? Como eram seus pais? Tinha ou tem irmãos?
Tudo isso parece, a principio, irrelevante para a escolha das desvantagens, pelo menos para os menos experientes, mas o conceito é o fator principal para qualquer personagem e não só para suas desvantagens. Por acaso já leu algum livro onde o personagem não tinha passado? Assim como pessoas reais os personagens são completamente influenciados pelo seu passado.

Pense bem, um personagem estudioso cheio de perícias científicas e conhecimentos gerais. É muito fácil para uma “pessoa” como ele adquirir, por exemplo, miopia. E por que não ter seus atributos físicos reduzidos? Raras vezes ele deve ter exercitado suas velocidade, resistência física ou força muscular, salvo o carregar de livros pelos corredores da biblioteca. Também podemos adiantar que horas de estudo exigem muita determinação o que poderia garantir um pouco mais de Força de Vontade na ficha.

E se ele nasceu, por exemplo, no Japão onde a cultura e a disciplina são mais rígidas que as do Brasil. Ele poderia ter algum nível de Pacifismo ou Honestidade adquirido pela pressão de seus pais e de sua sociedade.
Assim como uma familia pobre num país opressor poderiam ter o transformado num ladrão, talvez Covarde, Mentiroso, Pobre ou Intolerante a líderes de governo.

E genética? Sim genética também é importante, defina mentalmente a vida dos pais de seu personagem, certas desvantagens são fatores hereditários como Daltonismo, Miopia ou Coração fraco. Assim como, obviamente, a aparência. Teria herdado a beleza da mãe ou a feiúra do pai? Ou um misto dos dois o tornou uma pessoa de aparência comum que facilmente se mistura numa multidão? Podemos definir com isso sua aparência, desvantagens como Feiúra são pra isso. Com essa aparência, talvez possa ser tímido ou mau humorado devido a sua infância difícil, ou não.

A convivência com as pessoas de sua infância também definem sua personalidade, por exemplo, se nosso personagem viveu cercado de pessoas agradáveis e amigos, cabe muito bem a ele um alto Carisma assim como o contrario pode acontecer.

Tente compor seu personagem, personifique e o trate como algo existente, um personagem é a representação de um ser, fictício sim, mas por que não o mais perto do real possível?

Usando suas Desvantagens

A dica é, incomode. Se você tem uma desvantagem que causa incomodo aos outros, esse incomodo tem de ser sentido pelos outros jogadores e pelos NPCs da aventura, aja em prol de sua personalidade, desvantagens não são só números na ficha. Se uma desvantagem diz que você cospe no chão sempre que abre a boca e fuma mais que respira, faça-o (dentro do jogo é claro, por favor). Hábitos que te prejudiquem não devem ser ignorados por isso, não pense, se seu personagem é assim, faça mesmo que prejudique o grupo, é claro sem exageros e mantendo o bom senso. Pode parecer suicídio mas todo mestre que se preza gosta de jogadores que vivenciam sua ficha.

Você deve usar as desvantagens como faz com as vantagens, elas não surgem quando é conveniente, ela estão lá sempre, e fazem parte de seu personagem não as deixe de lado.

Acho que já deu pra repensar a construção de personagens e se você pouco valorizava as desvantagens espero que esse post tenha te incentivado a mudar.

Mas e você, usa as desvantagens dessa maneira? Tem alguma dica a dar pra quem as evita? Fique a vontade pra nos dizer, estamos aqui pra isso.

Até