• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Avatar
system

Obstáculos - A saga de um herói








Muitos jogadores reclamam quando há excesso de adversidades para cumprir seu objetivo dentro da campanha. Mas poucos sabem, ou esquecem que ser herói significa enfrentar obstáculos e desafios e ainda assim supera-los e cumprir seus objetivos.
Vou tentar explicar um pouco o que é ser um verdadeiro herói e no final do post disponibilizo um vídeo que trata diretamente do assunto.










Um herói é um ser supremo e raro, não por sua inteligência, força física ou poder de combate, mas sim pela sua incrível capacidade de enfrentar problemas em prol de um objetivo maior.
Heróis nascem predestinados a sofrer tudo que seu mundo pode oferecer em questão de provas e obstáculos, mas também pra superá-los bravamente e ser lembrado pra todo sempre.


William Wallace
Posso citar várias histórias que mostram isso com clareza, dentre elas a história de William Wallace, o herói escocês (interpretado por Mel Gibson no filme “Coração Valente”), Hércules, o filho de Zeus (da mitologia grega, representado em diversos filmes e desenhos), Luke Skywalker, o Jedi (protagonista dos três primeiros filmes da série “Star Wars”) Frodo e Bilbo Bolseiro, os Hobbits de Tolkien (protagonistas dos livros da série de livros e filmes “Senhor dos Anéis” e
“O Hobbit” de J.R.R. Tolkien) e etc.

Quantos ditos heróis vocês conheceu ou já ouviu falar que não tiveram problemas ou obstáculos a superar?
Alguns assumiram o risco e lutaram pelos seus ideais com unhas e dentes, dotados de uma fé inabalável que esmagava todos os seus opositores.

Alguns pagaram com a vida pelo seu heroísmo, como Martin Luther King, outros com a fome e a pobreza, como Mahatma Gandhi.

Temos diversos heróis dignos do título em nossa história, heróis reais, que não carregavam uma espada e um escudo, mas lutaram pelo seu povo e venceram.
Não veja seu personagem como um herói diferente dos citados. Encare as dificuldades impostas pela aventura como desafios a sua fé, e seus sucessos perante elas como a prova de seu heroísmo.
Encare, pra que depois possa se orgulhar de ter passado por tudo e vencido.

Espero ter esclarecido, e espero que o vídeo possa complementar algo que talvez não tenha conseguido expor da forma certa.

Se você tem algo a acrescentar, ou um erro do post a corrigir, por favor diga-nos.
Como você encara desafios na mesa de jogo?
Como GM você desafia os personagens dos jogadores?
Concorda com essa definição de herói?

Abaixo um video "explicativo" sobre a definição de herói para Joseph Campbell.


Segue agora, para os que querem mais do assunto, o vídeo citado onde Joseph Campbell, autor do livro "O Herói das Mil Faces" é entrevistado, recomendo grandemente a entrevista e o livro para todos RPGistas e fãs da mitologia, não só este livro mas todos do autor assim como recomendo os filmes e livros citados no post.