• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aquinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Avatar
system system

Bons personagens, poucos pontos






E aí? Gente sou o Eli e esse é meu primeiro post e é para muitos iniciantes que pensam que Gurps é difícil e que não pra fazer personagem descente.
Bom,da sim mas primeiro precisamos entender um pouco o que o sistema propõe.
Na minha opinião Gurps é um dos sistemas mais livres.
(Por que ?? )



Porque ele criou diversas regras para que o sistema ficasse o mais realista possível ( tem até regra de gravidade e bumerangue ) porém a maioria dessas regras que na minha opinião são geniais o pessoal não gosta fala que o jogo fica cansativo e massante a verdade é que não é bem assim.( eu acho que sai um pouco do foco do tópico, então vamos voltando xD)

O Gurps é um sistema que, não foca em atributos e sim em perícias , o que torna um sistema mais realista ainda [O que não acha ??? ] então vou dar minha opinião sobre isso:
Você que está lendo isso agora mesmo.
[ Eu ?? O.o]

É, você já parou para pensar que provavelmente tem um NH em operar computadores, não só essa mas várias outras como sei la, condução de veículos,escrita e etc...
[Mas espera ai eu não sou muito bom em nada disso].

É claro, pós você não é profissional, apenas usa por hobby ou é algo comum em seu cotidiano o que faz com que tenha um ''NH'' em uma perícia, agora já um piloto de formula 1 ele tem um ''NH'' alto em condução.
[Mas e os Génios da humanidade, e fisiculturistas e etc]

Eles são exemplos de pessoas que focaram em atributo, é lembrar que eles são minoria, pois quantos fisiculturistas ou gênios você vê andando na rua ??
[nenhum, poucos??]

Bom agora tire sua conclusão focar um sistema em perícias não o torna mais real ?? afinal nós todos não temos de certa forma várias pericias ?

NO SISTEMA

Agora veremos como deixar um personagem forte, com essa quantidade de pontos.

Se você leu todo o tópico até aqui já deve ter uma ideia de como, pois bem lembrando que Gurps é muito realista e na vida real NÃO DA PARA SER BOM EM TUDO, então escolha alguma coisa em que seu personagem seja verdadeiramente bom, isso será o foco de seu personagem será o que ele fará de melhor.
[Quero um personagem forte para dar porrada]

Pois bem, seu foco será o dano por tanto força,escudo,e arma serão seus focos.
Não queira comprar diversas coisas, para que seu guerreiro fique versátil, porque ele pode até ficar , mas não será um guerreiro tão bom.
Visualize sua ficha e veja o que será útil de verdade ou não para um guerreiro, você pode tirar um pouco de IQ deixando seu personagem mais bárbaro.
[Mas e minha percepção vai ficar prejudicada]

Existem vantagens para suprir isso (audição aguçada,visão aguçada,vontade forte entre outras.) pronto agora não está mais prejudicada.
É bom lembrar que guerreiros também levam muitos danos ao longo da aventura então não será desperdício comprar alguns níveis de riqueza para poder se entupir de armaduras.
[Riqueza é muito caro, e eu só tenho 100 pontos]

- É um boa hora de usar os pontos que tirou da sua IQ ^^, outra boa dica é comprar a vantagem Rijeza é muito útil acredite.
- Depois disso compre um pouco de HT um guerreiro tem que ter PVs.
- E agora terá de escolher proteção ou dano eu divido os guerreiros assim.

Caso escolha dano aumente bem a força mas não se esqueça de deixar o nh do escudo razoável.
Caso queira proteção melhore o máximo possível o escudo e isso somado a uma boa armadura e um bom escudo dão depois bem altas e você dificilmente será acertado, caso seja terá sua RD da Armadura mais a da Rijeza e ainda vai ter PVs altos se seguiu os conselhos anteriores.

Resumindo: seguindo tudo isso você terá um guerreiro com um dano alto,com uma defesa boa ou visse versa, e caso a defesa falhe você terá uma boa RD para garantir que você sobreviva.

Outro tipo de combatente é o eu chamo de especialista, é uma grande "apelação".
Funciona basicamente assim: Grande defesa,Danos baixos porém localizados.

-Pode ser um esgrimista,um besteiro,um arqueiro ou pistoleiro.
-Eu sinceramente prefiro o Esgrimista, por esse motivo vou explica-lo primeiro.
-Primeiramente o aparar do sabre é de 2/3 maior do que das armas normais e ele pode aparar 2 vezes por turno, o que já vai lhe proporcionar uma vantagem muito grande.

Esse tipo de personagem é basicamente um super NH numa perícia de ataque, no caso do sabre é uma coisa genial (dica aqui vale a pena tirar ou de IQ e colocar em DX 1 ou 2 pontos e em força 2 pontos, isso economizará muitos pontos, muitos mesmo.)

Nesse tipo de personagem vale a pena gastar metade dos pontos em esgrima, saben-
do distribuir da para chegar com a aparar com o sabre a valores como 14 ou até 16.
Bom ??
[Mas sabres quebram fácil e ficaria na desvantagem]

Da para suprir isso num medieval fantasia facilmente, armas mágicas =D. Elas não quebram tão facilmente.
[Chegou um guerreiro com uma espada mágica de 2 m ele vai quebrar meu sabre que eu faço?]

- Para isso compre a vantagem saque rápido,e ambidestria assim você pode ter 4 aparos por turno, caso esteja em defesa total poderá aparar infinitamente.
-Esteja andando com uns quatro sabres 2 reservas, assim se o grandão quebrar você terá 2 sabres reservas e não precisará esperar turnos para saca-los você poderá pega-los no mesmo turno.
[éeh ele ficou bom, mais o dano ainda é muito baixo]

A estratégia deste personagem é em atacar em partes vitais do corpo ou nos olhos, esses lugares tem penalidades altas porém se você fez o personagem direito terá o NH tão alto que mesmo com as penalidades terá facilidade de acertar ^^ em dois turnos você deixará um oponente cego, legal não??

E é essencial que compre a vantagem visão periférica.
[Por que?]

Você verá durante o jogo.

Já deu pra ter uma noção de qual é o foco deste personagem, usando arqueiros e etc; seria mudar pouca coisa e a defesa não será tão alta porém você atacará de longe o que facilitará de não ser acertado.
[Legais esses personagens, mas quero um versátil tipo um cientista]

Para fazer esse tipo de personagem você poderá diminuir DX e(ou) ST para aumentar IQ pois você raramente usará coisas relacionadas DX ou ST sendo um perito desse tipo. ( A não ser que seja um perito tipo do exército ou um ladino caso seja será o contrário).
O macete desse tipo de personagem é basicamente memória aidética o maior grau desta perícia multiplica os pontos que foram gastos nas pericias mentais por 4 assim se gastou 4 numa perícia será como se tive-se gasto 16.
[Bom, não??]

Fazendo isto terá um excelente cientista.

Bom estas foram algumas dicas , agora quando forem fazer um personagem pensem em foco, façam um personagem para ser bom em uma coisa mas que ele seja um dos melhores naquilo que vocês escolheram.