• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Avatar

Armas, digo, “quase” armas

Bom seguindo o tema em conjunto com o Eli, que na segunda falou de armas lendárias e de boa qualidade vou falar um pouco sobre a outra face da moeda antes do post maior sobre armas que virá em breve.

Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas e objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais. 




Olhando a sua volta, improviso desesperado.

Vassouras, canos, pedras e até a tampa do vaso podem ser mortais.

Muitas vezes durante o combate o personagem pode entrar em desespero se estiver desarmado, neste ponto entram as armas improvisadas e os truques sujos que todos já pensaram uma vez na vida. 

Encher as mãos com areia e arremessar contra os olhos do oponente não é bonito, mas funciona.

Mesmo para um personagem armado é muito útil olhar o cenário em volta, certos ambientes possuem armas naturais que, utilizadas da forma correta causam mais efeito que suas belas e afiadas espadas. Por exemplo, uma colméia de abelhas esperando para ser derrubada no inimigo, ou um tapete esperando ser puxado. Sequer vou citar utensílios de cozinha, suas utilidades em combate são quase óbvias, ainda penso que a única diferença entre utensílios de cozinha e armas são o tamanho.

Isto não vale apenas pra armas, em certas situações uma tampa de lixo pode ser um ótimo escudo.

Preste atenção nas descrições do Mestre e seja chato, se não entendeu pergunte. Se achar que na sua volta poderia ter algo interessante, pergunte.

Em questão de regras o GURPS considera que você deve utilizar a perícia da arma mais semelhante ao objeto que utilizar para atacar (um cabo de vassoura é semelhante a um bastão).

Objetos que um dia já foram armas.

Armas quebradas, tocos de espadas, machados enferrujados e flechas quebradas ainda são armas. 


Vez ou outra o personagem pode estar de posse de uma arma quebrada, corroída, enferrujada e etc. Lembre que uma arma quebrada, mesmo que não pareça ainda é uma arma.


Uma espada quebrada no meio, por exemplo, perde seu alcance e tem seu manejo prejudicado (devido ao desequilíbrio) mas, ainda corta (se o fio estiver intacto claro), se estiver enferrujada ou corroída provavelmente ela ainda fura ou pelo menos causa dano por contusão ao inimigo (sem contar o provável tétano). Na pior das hipóteses, apenas tê-la em sua mão já pode potencializar seu soco (como um soco inglês faria). 
Uma flecha quebrada poderia ser utilizada como faca.
A lista de possibilidades com pedaços de armas é incontável.

Isso também vale para armas baratas ou mal feitas, até por que, enquanto inteiras são armas comuns, mas mais cedo ou mais tarde se tornarão armas quebradas.


Devo citar Senhor dos Anéis (A sociedade do Anel), onde a espada quebrada é utilizada para arrancar o anel do inimigo.

Numa campanha mais moderna as armas também podem ter utilidades incomuns, um revolver descarregado, por exemplo, pode potencializar seu soco, um rifle ou escopeta serviria como um ótimo bastão ou porrete num combate, dependendo do tamanho pode até mesmo ser usado como maça.
Uma granada pode, não... não brinque com granadas, se ela não funciona ou está em qualquer situação que não seja a normal atire-a contra a cabeça do inimigo e corra (uma granada com defeito e um pedra podem ter o mesmo efeito quando arremessadas).

Suas armas estão contigo, mesmo você estando desarmado.

Cintos, casacos e manoplas causam estragos quando usados ofensivamente. 


Que em GURPS existe o ataque com o escudo (ou escudada como alguns dizem) a maioria já sabe, mas a idéia é que assim como um equipamento defensivo como o escudo pode ser utilizado pra atacar, outros equipamentos também podem.

Usar um cinto como chicote é uma idéia nova (eu pelo menos nunca vi), mas o casaco ou outras peças de roupa são bem comuns em filmes de artes marciais (veja qualquer filme do Jackie Chan, se tem alguém que vivencia o improviso em combate, é ele).

Imagine agora, se você retirasse sua manopla ou bota (sim aquela pesadona de aço com RD 2) e simplesmente golpeasse com ela o rosto de seu oponente, obviamente machuca.
Para uma situação desesperada está de bom tamanho.

Numa campanha mais moderna as roupas perdem um pouco do seu valor ofensivo, são leves demais para um dano impactante, mas ainda podem ser utilizadas para cobrir o rosto do oponente, estrangula-lo ou cobrir sua visão temporariamente.
Uma chicoteada com uma camisa nos olhos do oponente pode prejudicá-lo bastante, o suficiente para sua fuga.




Em breve postaremos (eu e Eli) um texto maior com sugestões, dicas e adaptações para diversos tipos de armas, golpes e situações de combate inusitadas. Um post mais voltado para as regras do sistema.
Aguardem.

Se restou uma dúvida, idéia ou sugestão comentem, ficamos felizes em responder.
Peço também que sugiram assuntos para os próximos posts, seria de grande ajuda.

Até