• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Asegunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Avatar

Profissões, escolhendo as perícias.

Eaew gente, o post de hoje é um post bem simples mas para quem ta começando é uma boa, além de dar uma reforçada naqueles que já sabem.

Gurps- 3ed.
--------------------------------------
Perícias.

Todos os jogadores de Gurps já devem saber que gurps te uma grande lista de perícias, porém muitas delas são raramente usadas o que é um pouco chato mas vamos la.




Primeiro passo: Pensar em uma profissão. 



Não precisa ser necessariamente uma profissão mais um cargo, um hobie, algo que seu personagem faça, é legal também lembrar que mesmo que você esteja fazendo um engenheiro nuclear ele também pode ter família e certamente vida então não compre somente perícias cientificas, porque não pesca, afinal um engenheiro nuclear mas que passa suas tardes de domingo pescando com seu filho, ou então musica, um engenheiro nuclear mas que gosta de ópera porque não ?  com isso se da vida ao personagem e não se torna só aquele overpower que só sabe fazer uma coisa.

Segundo passo: Pericias relacionadas a sua profissão

Agora você vai ver perícias que para você fazer oque quer, você necessita, no caso do engenheiro nuclear engenharia nuclear, também seria legal eletrônica, ou mecânica algo com um valor de Nh menor só que relacionada a sua perícia principal ( a com maior valor Nh ) Bom para ajudar vou fazer um exemplo de perícias de uma bibliotecária:

Digamos que seus atributos são St: 8 - Dx:: 8 - IQ:12 e HT:9

Perícias legais para ela:

Poesia Nh 9 ( Afinal ela leu muitas poesias em sua vida )
Caligrafia Nh 10 ( Todo livro que pego na biblioteca ele tem que registar, ele tem que ter uma letra legível, pelo menos no inicio, quando ainda não haviam computadores no seu trabalho )
Escrita Nh 10.
Operar computadores Nh 8 ( Teve que aprender após a chegada do Pc em sua biblioteca, porém sabe o suficiente para registar os livro alugados, mais nada )
Literatura 12 ( sua perícia principal, afinal ela gosta de ler e trabalha em uma biblioteca e aprendeu bastante com os livros com o passar do tempo. )
Jogo Nh 9 ( ela gosta de ir para cassinos em dias de folga )

Deu pra entender neah, ae você vai contornando e imaginando o porque ele saber isso ao invés de simplesmente ver e ''olha isso é apelação vou comprar''.

Ultimo passo: Dar vida ao seu personagem

Seu personagem não passa 24 horas fazendo só uma coisa, ele gosta de se divertir como qualquer um e faz coisas para isso, geralmente ele possuiria uma perícia relacionada a isso.
Então use bom senso e faça um personagem divertido e vivo ao invés de um guerreiro que só bate.


Dicas: 
Se você for comprar muitas perícias vale mais a pena aumentar seus respectivos atributos pois assim você aumenta em todas a cada ponto que você aumentar no atributo.
Outra dica é a vantagem memória Eidética (na 3ed) ela custa 30/60 porém com 30 dobra todas os pontos que você distribuiu Ex: se gastou 2 ptos é como se tivesse gastado 4 e assim por diante, e a de 60 quadruplica.

Foi isso gente como disse um post simples, mas para quem ta começando é uma boa.