• Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?

    Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
    Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.

  • Armas, digo, “quase” armas

    Toda arma causa dano, mas nem tudo que causa dano é uma arma, partindo deste principio esse post se dedica a armas improvisadas, objetos pegos ao acaso durante o combate e a armas quebradas, em decomposição ou baratas demais.

  • Interpretando Gênios

    Interpretar uma inteligência abaixo da sua é fácil e geralmente também muito engraçado, mas quando a IQ do personagem supera a sua eis que surge o verdadeiro desafio.
    Como pensaria um ser de inteligência superior a sua?

  • Um Dia Triste - Quando um Personagem Morre

    Não é de hoje que a morte de um personagem é tratada como algo ignorável nas mesas de RPG.
    Vejamos as consequências da morte de um personagem e as reações que ela pode causar nos companheiros do herói que se foi.

  • GURPS Medieval Fantasia Existe

    GURPS é famoso por seus muitos livros e regras, que possibilitam uma variedade imensa de campanhas, desde viagens interplanetárias a policiais magos contra vilões alienígenas.
    E por que não, o famoso Medieval Fantasia?

  • Desvantagens - A alma do seu personagem

    Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
    Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las.

-A+Aquarta-feira, 4 de janeiro de 2012

system system

Papéis de Combate: 3D&T Alpha

Uma novidade que melhorou e muito o 3D&T foram os papéis de combate; como todos já sabem, esse sistema de regras não usa classes pré-definidas, permitindo assim uma maior liberdade na construção dos personagens.

Quando começa a conhecer melhor as regras, você vai querer criar um personagem que supere tudo, vença todos os desafios, mas como alguns já descobriram os pontos nunca são suficiente, então a melhor opção é se especializar em uma função.


O 3D&T foi feito para satirizar os animes e mangas, onde a equipe vale mais do que o individual. Onde nunca um herói encontra uma solução sozinho. No 3d&t você constrói seu personagem como quiser, mas como grupo vocês precisam estar preparados para todas situações. Por isso o 3D&T Alpha traz os papéis de combate, no total são quatro listados no manual: O Atacante, o Baluarte, o Dominante, e o Tanque.

O Atacante: Sua especialidade é atacar, seu objetivo é causa o maior dano possível no oponente. Dizem que a melhor defesa é o ataque, mais isso é uma mentira, sua defesa não é tão boa, você precisa de estratégias que evite contra-ataques – como furtividade, ataques-surpresa e companheiros que te protejam. Muitos jogadores querem ser atacantes, querem ser o cara que detona os inimigos enquanto o grupo ajuda, mais evite ter mais que dois atacantes em seu grupo.



O Baluarte: Você não causa danos e nem suporta. Sua principal função é dar suporte ao grupo, melhorando suas capacidades ofensivas e defensivas, curando os feridos. Você sempre está pronto para ampara seus colegas.







O Dominante: Um oponente pode ser derrotado de varias maneiras: cego, paralisado, petrificado, transformado, congelado, entre outras formas possíveis. O Dominante, não causa dano direto, os seus ataques servem para debilitar o inimigo enquanto foge ou terminam o serviço. Sua principal função é incapacitar os inimigos, atrapalhando seus planos. Você como o atacante não tolera muito dano, sendo preciso ser protegido.





O Tanque: No grupo você tem mais resistência que os outros, sua armadura resiste a muitos impactos. Sua principal função é ser o alvo, servir de isca, já que tem a melhor resistência e saúde no grupo. Você será o responsável por proteger o atacante, o baluarte e o dominante. Sempre protegendo seus amigos.
Futuramente pretendo aborda mais profundamente esse tema, como utiliza-lo, as vantagens e desvantagens e muito mais.


Caso discorde ou tem uma opinião deferente comente, seu comentário é de extrema importância para esse blog.