Blog para os amantes de RPG, principalmente GURPS. Regras, idéias, adaptações, resenhas e dicas para a sua seção nunca mais ser a mesma.
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Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?
Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto. -
Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?
Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.
-A+Aquarta-feira, 18 de janeiro de 2012


Personagens: 3d&T Alpha
Em 3D&T o mais legal, em minha opinião está na construção dos personagens, não só por que são rápidos de fazer, mais pela liberdade que o jogador dispõe. Como aqueles que já conhecem o 3D&T, sabem que suas regras se baseiam em números, que são usadas para se gastar na construção ou aprimoramento dos personagens.
De forma genérica, os pontos definiram se você é forte, tem boa esquiva e assim por diante. Tudo no 3D&T têm relação com os números, como praticamente o jogador não escreve nenhuma história e nem monta um Background do personagem, fica um pouco difícil criar uma relação com os personagens.
Por isso os personagens jogadores, do 3D&T são tão descartáveis, mas os mestres e jogadores podem e devem trabalhar mais nesse quesito, dando a seus personagens uma bagagem maior.
Primeiro: Explicar aos jogadores sobre a historia. Muitos mestres não explicam aos seus jogadores sobre o mundo de campanha, o que é um imenso defeito. Falar sobre o cenário de jogo permite que os participantes montem personagens mais complexos, ou seja, um que não saibam só bater.
Segundo: Limitar ou modificar as vantagens. Muitas vantagens são tão irreais, que transformam os heróis em simples seres com muito poder e nada mais.
Terceiro: As regras são um guia e não a lei. Os manuais são para ajudar os mestres no andamento do jogo. Mas muitos seguem a risca as regras, o que sempre propicia jogos bem parecidos. As regras usadas em um cenário de pirataria, não podem se usadas em um cenário de Guerra espacial.
Quarto: Antes que os jogadores saiam colocando números pela ficha, peça para que façam a historia dos personagens. Assim, de acordo com essa história distribuirão os pontos de forma mais lógica.
Essas são algumas ideias simples que podem utilizar, mas existem muitas outras para que você possa montar melhor seu personagem de 3D&T.