Vocês devem estar se perguntando [uée, mais ele não postava as quartas 3D&T]
Sim eu postava, mas de acordo com o admin, o chefão da parada aqui ele mudou o horário por uns motivos
( que não cabe a mim informar, nem muito e em um post não é lugar para isso ). E agora eu vou postar sobre Gurps as segundas =D , não que não goste de 3D&T e se vocês pedirem até posto alguma coisa sobre no domingo , não muita coisa porque esse sistema está encarregado de outro de nossos escritores mas dou uma pincelada e agora vamos ao post de hoje
Se você gosta de jogar com um guerreiro anão está no lugar certo, bom um escudo pode salvar sua vida várias vezes, pos no Gurps 3ed ele é uma das melhores vantagens para a defesa de um guerreiro.
Na regra ( pericias pag 52 do manual básico 3ed. ) diz :
''Esta é a perícia no uso de um escudo do tipo medieval ou daqueles usados pelas tropas de choque.
Esta perícia é necessária para atacar com o Escudo.No entanto a defesa passiva oferecida pelo escudo (1 a 4 pontos) protege quem o carrega, mesmo que ele não saiba como usá-lo. A defesa ativa de um escudo (no Bloqueio) é 1/2 de seu NH com o Escudo. Logo, você será capaz de bloquear muito melhor se tiver estudado a perícia do que se usar seu nível pré-definido. O atributo DX de uma pessoa média é 10, ou seja o nível pré-definido de sua habilidade com o Escudo é 6 e seu Bloqueio será 3.''
Ou seja com um bom escudo você vai se safar de vários ataques que poderiam te matar, isso porque diferente da armadura o escudo por sua vez não reduz parte do dano e sim toma todo o dano para si se sacrificando para que você não leve nenhum dano porém com o tempo nós tempos que troca-lo pos vai se danificando cada vez mais.( vale lembrar que o escudo também te prote mesmo sem você saber usa-lo aumentando sua DP em 1 a 4pts. )
Como escolher um escudo.
Isso já depende do seu personagem, na verdade depende de coisas como sua St e tamanho, se tem um personagem muito pequeno e fraco use um escudo pequeno e leve, se for o contrário use um escudo grande e pesado, claro que tudo tem limite mesmo sendo forte ultrapassar para cargas muito pesadas é sempre uma desvantagem.
Devemos lembras que em cenários atuais um escudo não seria tão útil contra uma arma de fogo mas em cenários medievais o simples fato de te-lo pode salvar sua pele em um combate.
Tipos de escudo
Tipo. O tipo do escudo. “Improvisado” significa qualquer coisa que você venha a
usar para se defender numa emergência. O GM decidirá qual a efetividade dele.
Defesa Passiva. Este valor contribui na sua jogada de defesa (mesmo que você não tenha idéia de como usar o escudo).
Peso. Peso em kg para um escudo de madeira com moldura metálica. O escudo plástico usado no século XX para controlar manifestações pesa a metade disto.
Custo. Num cenário medieval; dobre este valor para um escudo plástico do século
XX.
Dano. Esta coluna é usada apenas para a regra opcional Dano sofrido pelo Escudo
(pág. 120 do manual básico ). Ela mostra a quantidade de dano que um escudo pode sofrer antes de ser
destruído.
Armaduras
Tão importante quanto escudos, eu não podia deixa de falar das armaduras, elas também podem e vão salvar sua vida em muitos rpgs que virão, a vantagem delas sobre escudos é que possuem uma maior diversidade e além de te proteger muitas vezes dão até um certo estilo ou característica ao seu personagem.
Algumas armaduras:

Vale lembrar novamente que ultrapassar cargas muito pesadas pode ser mais desvantagem do que vantagem, pois as ultrapassando você ganha penalidades em esquiva e muitas das vezes a armadura pode não compensar os bônus que ganha por ela.
Enfim este foi o tópico sobre armaduras só mais um complemento para quem está começando a jogar Gurps. até o próximo post