Bom agora os post vão ser divididos em sistemas cada um posta em um dia da semana, eu vou falar de 3D&T e 4D&T , postarei as quartas-feiras por volta das 16:30 (ou sobre assuntos gerais a qualquer hora). Eu pretendo começar postando conteúdo do 3D&T e depois passar para o 4D&T.
----------- 3D&T ------------
Para quem não sabe 3d&t é o mais simples dos sistemas,(pelo menos na minha opinião) ele é feito para se jogar rápido sem necessitar de horas lendo livro e mais livros de regras, isso o torna bem divertido além de que nele se há uma facilidade de evoluir muito grande.
Porém o 3D&T sofre um preconceito pelo fato de ser simples [estranho não ?], dizem que ele não consegue fazer aventuras bem elaboradas, história boa, com cenário rico, personagens ricos em personalidade e etc. Na verdade isso não é verdade ou pelo menos parte disto, ele é ideal para se jogar adaptações de mangas e animes (novamente na minha opinião.) todo mundo num manga é forte e evolui rápido ao decorrer de sua história ou pelo menos quase todos, e na verdade da sim para jogar bons jogos com uma boa história jogando este sistema, é claro que para funcionar bem teremos que adaptar algo aqui ou algo ali mas no final teremos um bom jogo.
---------- História --------------
Defensores de Tóquio surgiu em 1994, lançado pela editora Trama (publicava a Dragão brasil).
Ele foi inspirado em animes,ovas,jogos de ação e etc, seu criador foi Marcelo Cassaro que era roteirista da revista heróis de tv (publicava histórias como Jaspion, Kamen Rider entre outros.)
[Na época era conhecido como D&T por causa do D&D estranho não.]
Uma segunda versão foi lançada e chamada de Advance-Defensores de Tóquio. [ porque será ?]
Em 1998 é lançada a 3º edição agora apelidada de 3D&T, essa versão teve cenários licenciados jogos de video-game: Street Fighter, Mortal Kombat,Megamen entre outros.
Após 2000 (ano que foi lançado o manual de capa vermelha ) e 2001 (ano que foi lançado finalmente o manual de capa azul, conhecido por nós hoje).
O sistema deixou de ser exclusivo para produções japonesas e passou a ser genérico (tal como Gurps.).
E em 2003 foram lançados os manuais "Manual 3D&T Revisado e Ampliado", "Manual 3D&T Revisado, Ampliado e Turbinado".
Foram lançados suplementos baseados em revistas em quadrinhos, U.F.O Team, Holy Avenger.
Em 2006 foi lançado o 4D&T pela editora JBC.
E finalmente em 2008 sai o 3D&T Alpha lançado novamente pela Jambô Editora (em 2010,
foi lançado o Manual alpha do aventureiro (com kits de personagens).
---------- Curiosidades ----------
Inicialmente o defensores de Tóquio foi criado para ser usado como suplemento de toon, um sistema de rpg satírico baseado em desenhos animados americanos ( Picapau,Tom e jerry, Loone Toons.) publicado em 1984 pela Steve Jackson Games (Aew Gurps ^^.) no Brasil foi publicado pela Devir Livraria com titulo ''Toon - O Rpg no mundo dos desenhos animados'', nesse mesmo ano Cassaro publicaria o suplemento em parceria com a Devir,mas como o projeto não vingou,
Cassaro resolveu criar um sistema de rpg próprio sem qualquer relação com as regras de Toon.
---------- O sistema ------------
No 3D&T se usa apenas D6, todos os testes são feitos com D6 tanto de defesa quanto de ataques.
Nele se usa o sistema de ''bolinhas'' que o pessoal não costuma curtir muito, se você tem 3 em força deve preencher 3 bolinhas.
Então é isso disse um pouco sobre 3D&T, para vocês já ficarem por dentro do que realmente ele é, semana que vem eu devo postar o link dos manuais (Somente os liberados pela editora, afinal pirataria é crime mesmo tendo manuais a balde ai pela internet) os que não forem liberados por sua editora eu só colocarei o nome.
[Wath não liga pra pirataria, é só buscar os nomes deles no google que você deve achar, mas é por sua conta e risco].
Fonte: Wikipédia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/3d%26t )