A escolha de um cenário de campanha pode ser uma das partes mais interessantes ou a mais difícil de um rpg. Por quê?
Isso vai depender do seu grupo, o mais normal é que escolha fantasia medieval, esse gênero teve. Mas nem todos adoram caça orcs, matar dragões e salva princesas.
E o mestre tem que ter consciência disso quando for formar um grupo para jogar. Mas muitas vezes o grupo quer simplesmente mudar de ares, trocar de cenário, então o mestre pensa, o que escolher?
O mestre tem que saber o gosto dos jogadores, ou melhor, perguntar a eles que mundo usar ou convidá-los para ajudar na construção de um.
Muitos sistemas genéricos e principalmente o GURPS são perfeitos para serem aplicados a qualquer mundo, o GURPS tem mundos que vão desde fantasia medieval a ficção cientifica. Porém muitos mestres preferem criar o seu cenário, e é ai que vem aquela questão, como agradar a todos?
A dica que dou aos mestres é as adaptações de filmes como: Matrix, Resident Evil, Piratas do Caribe, Bastardos Inglórios, entre outros.
E também séries de TV como: Lost, Prison Break, Sobrenatural, O Mundo Perdido. Além de quadrinhos, livros, series animadas, e até letras de musicas.
Tudo vai depender do mestre e de até onde ele ousar ir. Uma outra coisa interessante a fazer, é unir historias, como usar o Matrix em uma versão medieval, nesse caso poderia ser usado outros planos para explicar aquelas viagens. Star Wars pode ser transferido para a época da pirataria, imagina aqueles navios gigantescos, não lembram as naves de combate?
O GURPS, graças a suas regras genéricas, pode ser usado na construção de novos cenários, fora que tem dezenas de livros que também podem ser usados.
Alguns livros de GURPS para você usar nos cenários de sua campanha:
GURPS FANTASY:
Descreve um cenário de fantasia medieval, que se passa e um mundo fictício. Yrth é um mundo cheio de magia, monstros e muita aventura.
GURPS HORROR: Se você gosta de uma aventura onde o medo domina esse é o livro perfeito. Esse livro é baseado nos melhores livros e filmes de terror.
GURPS CYBERPUNK: Este livro tem todo material necessário para se jogar ambiente Cyberpunk no sistema GURPS. De tão realista a sua primeira versão foi proibida pelo FBI.
GURPS ULTRA-TECH: Se você gosta de alta tecnologia, um futuro onde a ciência já atingiu um limite impressionante, armas de energia, teletransporte e outras coisas que só no futuro existiria.
GURPS ARTES MARCIAIS: Gosta de lutas orientais, quer interpretar um lutador de kung fu igual o dos filmes, esse é o livro certo para você.
GURPS PSIQUISMO: Esse suplemento trás dezenas de poderes, cenários fictícios, histórias paranormais. Para você usa em sua campanha.