Bom dia pessoal,
É sempre bom aproveitar férias e feriados para reencontrar amigos e jogar o bom e velho rpg de final de semana. E para os amigos que pretendem jogar nos dias vindouros, compartilho uma ideia que me veio à cabeça esta manhã.
Que tal começarmos este período de festas e novidades pensando em uma história de RPG, ambientada para o storyteller Changeling: O Despertar.
Para quem não sabe, Changeling é um rpg da linha Storyteller (WhiteWolf), que explora o sistema D10 e, como os demais games da editora, tem profunda ambientação com nosso mundo real. Neste jogo em específico, ao invés de Vampiros ou Lupinos, os jogadores interpretam seres humanos que nascem a partir da essência de fadas que escaparam de eventos catastróficos no Sonhar, o mundo etéreo da imaginação. E no Plano Material, as Fadas vivem a vida dos humanos, lutando contra o próprio embrutecimento de seu caráter lúdico, que seria seu fim, e contra os monstros advindos da imaginação que habitam o Sonhar.
Para esta trama, a ideia é jogar muita lenha na fogueira e queimar muito fostato, englobando todo o folclore desta data. A partir daí pensar uma aventura que misture personagens como duendes, grinch ou lendas tupiniqueins associadas ao evento (e, claro, até o próprio Papai Noel).
A ambientação pode beber de fontes sombrias, criando uma atmosfera nova para este tipo de imaginário. Mas também aventuras orquestradas dentre elementos mais fantasiosos e lúdicos podem dar ótimos resultados.
Uma ótima oportunidade para conhecer mais as origens desse mito/folclore tão capilarizado mundo afora, nas mais variadas culturas e até distintas formas de religiosidade.
Não se preocupem com sistemas. Vamos deixar a imaginação viajar!
Pensem em suas histórias. Comentem por aqui. As melhores histórias e personagens podem se transformar em um PDF lançado aqui no GurpsHexágono!