Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
Blog para os amantes de RPG, principalmente GURPS. Regras, idéias, adaptações, resenhas e dicas para a sua seção nunca mais ser a mesma.
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Sobrevivi, e agora? #1 - Será o fim ou apenas um recomeço?
Nesta série escreveremos sobre vários aspectos deste tipo de aventura, o temível APOCALIPSE, explorando suas possibilidades em vários aspectos diferentes.
Cada post da série falará sobre um assunto dentro do tema e seguiremos até que eles se esgotem ou cansemos do assunto.
-A+Asexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Desvantagens - A alma do seu personagem
Não é de hoje que os jogadores utilizam as desvantagens para ganhar mais pontos na ficha ou até procuram desvantagens que parecem “vantajosas” pra seu personagem.
Já vi vários jogadores reclamarem, por exemplo, das desvantagens
de GURPS. Dizendo que são muito pesadas ou prejudiciais demais para o
personagem (a grande maioria realmente é), isso só prova que desvantagens
não tem o significado correto na cabeça de alguns jogadores até por que,
desvantagens tem de trazer desvantagens para o personagem. Parece obvio, mas é
fácil esquecer a lógica quando se espera que seu lindo e pomposo personagem
seja perfeito em tudo.
Muitos deles subestimam o poder das desvantagens na
interpretação do personagem. As desvantagens são a alma do personagem, sem elas
seu personagem não tem vida.
Vou tentar explicar como escolher-las e como utilizá-las da
forma correta, não que eu seja um mestre no assunto, mas sou fã de desvantagens
desde que as conheci.
A principio quando escolher suas desvantagens tente se
lembrar do conceito de seu personagem, sua historia, quem ele é? Por que é?
Como chegou a isso? Pelo que ele passou até o presente momento? Onde ele
cresceu? Como eram seus pais? Tinha ou tem irmãos?
Tudo isso parece, a principio, irrelevante para a escolha
das desvantagens, pelo menos para os menos experientes, mas o conceito é o
fator principal para qualquer personagem e não só para suas desvantagens. Por
acaso já leu algum livro onde o personagem não tinha passado? Assim como
pessoas reais os personagens são completamente influenciados pelo seu passado.
Pense bem, um personagem estudioso cheio de perícias
científicas e conhecimentos gerais. É muito fácil para uma “pessoa” como ele
adquirir, por exemplo, miopia. E por que não ter seus atributos físicos
reduzidos? Raras vezes ele deve ter exercitado suas velocidade, resistência
física ou força muscular, salvo o carregar de livros pelos corredores da
biblioteca. Também podemos adiantar que horas de estudo exigem muita
determinação o que poderia garantir um pouco mais de Força de Vontade na ficha.
E se ele nasceu, por exemplo, no Japão onde a cultura e a
disciplina são mais rígidas que as do Brasil. Ele poderia ter algum nível de Pacifismo
ou Honestidade adquirido pela pressão de seus pais e de sua sociedade.
Assim como uma familia pobre num país opressor poderiam ter
o transformado num ladrão, talvez Covarde, Mentiroso, Pobre ou Intolerante a
líderes de governo.
E genética? Sim genética também é importante, defina
mentalmente a vida dos pais de seu personagem, certas desvantagens são fatores
hereditários como Daltonismo, Miopia ou Coração fraco. Assim como, obviamente,
a aparência. Teria herdado a beleza da mãe ou a feiúra do pai? Ou um misto dos
dois o tornou uma pessoa de aparência comum que facilmente se mistura numa
multidão? Podemos definir com isso sua aparência, desvantagens como Feiúra são
pra isso. Com essa aparência, talvez possa ser tímido ou mau humorado devido a
sua infância difícil, ou não.
A convivência com as pessoas de sua infância também definem
sua personalidade, por exemplo, se nosso personagem viveu cercado de pessoas
agradáveis e amigos, cabe muito bem a ele um alto Carisma assim como o
contrario pode acontecer.
Tente compor seu personagem, personifique e o trate como
algo existente, um personagem é a representação de um ser, fictício sim, mas
por que não o mais perto do real possível?
Usando suas Desvantagens
A dica é, incomode. Se você tem uma desvantagem que causa
incomodo aos outros, esse incomodo tem de ser sentido pelos outros jogadores e
pelos NPCs da aventura, aja em prol de sua personalidade, desvantagens não são
só números na ficha. Se uma desvantagem diz que você cospe no chão sempre que
abre a boca e fuma mais que respira, faça-o (dentro do jogo é claro, por
favor). Hábitos que te prejudiquem não devem ser ignorados por isso, não pense,
se seu personagem é assim, faça mesmo que prejudique o grupo, é claro sem
exageros e mantendo o bom senso. Pode parecer suicídio mas todo mestre que se
preza gosta de jogadores que vivenciam sua ficha.
Você deve usar as desvantagens como faz com as vantagens,
elas não surgem quando é conveniente, ela estão lá sempre, e fazem parte de seu
personagem não as deixe de lado.
Acho que já deu pra repensar a construção de personagens e
se você pouco valorizava as desvantagens espero que esse post tenha te
incentivado a mudar.
Mas e você, usa as desvantagens dessa maneira? Tem alguma
dica a dar pra quem as evita? Fique a vontade pra nos dizer, estamos aqui pra
isso.
Até