Certos personagens têm níveis espetaculares de beleza,
carisma e trato com as pessoas. O que os deixa simplesmente acima dos outros em
certas situações.
No caso de GURPS quando um jogador resolve juntar um alto
nível de Carisma, Aparência: Linda, uma boa Reputação, Voz Melodiosa e algumas
perícias de influência seu personagem se torna um domador de seres vivos e faz
todos a sua volta de escravos de seu encanto e beleza únicos, recebendo ajuda a
todo tempo e comprando itens pela metade do preço.
Tentarei explicar como ter bom senso ao criar este tipo de
personagem e como agir como Mestre quando um de seus jogadores faz um
personagem deste gênero.
O Jogador
Você jogador, que querendo ter uma vida fácil e tranqüila,
cercado de
heróis sem precisar ser um, comprando o que quiser a baixos preços e
obtendo respostas muito satisfatórias da maioria dos NPCs da aventura faz um
personagem irresistível ao olhar de outros seres humanos. Você deveria pensar
mais na aventura, que na facilidade dentro do jogo.
Evite estes tipos de características em excesso, pois tudo
em excesso é mais nocivo que benéfico.
Não quero aqui dizer que não deve fazer este tipo de
personagem, apenas que se não tiver uma boa história e um bom motivo para seu
personagem ser assim, não o faça.
Lembre que personagens atrativos e encantadores atraem a
atenção também de formas negativas e das pessoas erradas.
Você deve usar estes fatores para definir boas
desvantagens
que equilibrem seu personagem. Pense bem, sua personagem é uma linda mulher,
encantadora, carismática e boa com as palavras, quantos reis, vilões e magos
não se sentiriam atraídos por ela?
Ela não passa despercebida em lugar algum, e certamente
figuras horrendas foram atraídas por sua beleza. Nem todos os seres de um mundo
de jogo buscam seus objetivos de forma saudável.
Pense nos problemas que isso atrairá. Problemas como
seqüestros, tentativas de domínio, casamentos forçados, perseguições e etc. O
Mestre, sensato como sua posição o obriga a ser, deve prestar atenção nos
pormenores e compor as conseqüências das características de seu personagem, e
às vezes deve compor uma história por traz disso, coisa que o jogador deveria
ter feito, mas poucos o fazem.
Não abuse de suas características procurando brechas no
sistema e na aventura, RPG é diversão e não competição. Suas atitudes egoístas
dentro do jogo podem fazer com que o Mestre chegue a um ponto em que escolhe
prejudicar seu personagem para salvar a aventura (o que, diga-se de passagem,
não deve ser feito jamais).
Imagine se todos os seus inimigos, Trolls, por
exemplo, que não são atraídos por sua beleza, mirassem suas bofetadas em seu belo
rosto. Certamente sua vida não seria mais tão fácil. Componha um personagem que
possa se manter sozinho, busque equilíbrio neste sentido. Mesmo um personagem
feito com falhas pode ser ajudado por seu grupo, mas um personagem que dependa
unicamente dos outros morrerá facilmente quando sua característica encantadora
não tiver valor nenhum, como no caso de inimigos de raças muito diferentes, ou
não inteligentes.
O Mestre
Você Mestre que se depara com essa situação, acalme-se. Não
seja tirano.
Componha, como já disse, uma boa trama por traz das belas
formas da personagem, o que pode até ajudá-lo a criar uma aventura mais
convincente.
O grupo ser perseguido por um Necromante caoticamente
apaixonado pode se tornar uma ótima aventura.
Pense também na diversão, sua e de seus jogadores. A
personagem ser forçada a se casar com um monstrengo verde pustulento, pode
gerar horas de diversão para o grupo.
Use as questões sociais de seus personagens e seja coerente nas situações em que sua aparência ou carisma causam influencia, é divertido e garante que os pontos gastos pelo jogador tenha tido valor.
Uma trama, que envolve todo o grupo, traçada especificamente
para um personagem não é privilégio do personagem carismático, mas pode e deve
ser feita com todos.
Isso ajuda, e muito, a evitar os clichês e as aventuras que
começam sem o menor motivo.
Mas ai, já é outro assunto.
Concorda? Discorda? Tem alguma sugestão sobre o tema?
Fique a vontade e comente.
Aviso
A partir desta semana começaremos a postar tópicos mais específicos, e com dias certos da semana.
Eu estou encarregado de falar sobre GURPS, terceira e quarta edição.
Todas as sextas-feira teremos um post meu voltado ao sistema. Quando completarmos a
equipe eu posto o calendário semanal definitivo do blog.
Próximos Lançamentos de GURPS no Brasil
Na última página do "GURPS Módulo Básico: Campanhas" a Devir da a entender que os próximos lançamentos traduzidos serão, nesta ordem:
GURPS Magic
GURPS Banestorm
GURPS Space
Espero que seja verdade, e que não atrasem como fizeram com o módulo básico.
Download
Nosso leitor
Black Adam pediu que eu postasse o link de algumas
Planilhas editáveis do GURPS 4ed feitas por ele.
Pedido realizado.
Até semana que vem.